SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM- META “CONVERTER INFORMAÇÃO EM
CONHECIMENTO”.
Segundo o texto “A sociedade da Aprendizagem e o Desafio de Converter
Informação em Conhecimento”, de Juan Ignacio Pozo, observamos que perante uma
sociedade exigente com relação à educação, há também cada vez mais fracassos
por aqueles que tentam aprender.
Pesquisas recentes apontam que, apesar desses inúmeros fracassos
acontecerem, mesmo assim, é crescente o índice de tempo dedicado a
aprendizagem, visto que isto se tornou ao longo da vida, algo como uma educação
obrigatória.
Tal educação não deve ser encarada tão somente com o uma exigência
social, mas também como uma via indispensável para o desenvolvimento pessoal,
cultural e mesmo econômico dos cidadãos, com vistas em uma educação que
proporcione uma nova forma de aprendizagem, considerando os diferentes olhares
e concepções de conhecimento, pois sabemos que uma mesma informação pode
incorporar diversas interpretações e re-leituras.
Com base nisso, podemos capturar na nossa sociedade uma nova cultura da
aprendizagem, que são as tecnologias, estas possibilitam a informatização do
conhecimento, tornando os saberes mais acessíveis, isso não faz mais escola a
única fonte de conhecimento.
Agora, uma das metas essenciais da educação, para poder atender as
exigências dessa nova sociedade da aprendizagem, seria, portanto, capacitar os
alunos quanto à gestão de conhecimento adquirido, através dessa nova fonte de
informação, para que estes sejam capazes de enfrentar as tarefas e os desafios
que os aguardam na sociedade do conhecimento.
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